Apresentação


É muito comum acharmos que “tudo parece perdido”. Aliás, no mundo em que vivemos, todos os dias estamos correndo riscos em procura de uma pretensa felicidade que, na maioria das vezes, só reflete aquilo que a mídia, a cultura ou os meios de controle da vida humana moderna nos condicionam a desejar.
Não bastasse os nossos alvos quase inatingíveis, ainda temos convivido com inúmeras situações vivenciais que afloram em nossa pele o stress, a ansiedade, a depressão e outras doenças do século XXI que, quase sempre, nos levam ao fundo do poço, achando que “tudo está perdido”.
Estou convicto de que o irmão Sylvio já começou bem esta obra, ao entitulá-la: “Quando Tudo Parece Perdido ... Você ainda receberá um novo presente de Deus”. São duas verdades irrefutáveis que se fundem nesta afirmação e que nos levam a entender a influência do mundo contemporâneo em nossas vidas e nos desafiam a “trazer à memória o que pode nos dar esperança” (Lamentações 3.21).
O livro intercala uma boa exposição bíblica sobre questões vivenciais de qualquer pessoa do nosso tempo, com experiências extraídas da vida do próprio autor, o que mostra que o Presbítero Sylvio tem autoridade para falar sobre o que escreve. Constantemente somos desafiados a pausar a leitura e buscar a presença de Deus, que está sempre preparando o novo presente para nós.
De uma forma muito particular, gostei muito do capítulo 5, “somos alcançados pela graça de Deus”, que nos faz olhar para Deus como soberano e nos desafia a esperar nele. É claro que aqui encontramos uma cuidadosa crítica à atitude contemporânea de exigir de Deus aquilo que queremos. Devemos buscar para a nossa vida, somente a vontade de Deus. A experiência de Ana e a do próprio autor são muito propícias ao tema trabalhado no capítulo.
A leitura é muito agradável e a linguagem acessível. Ler o livro transmite a mesma sensação de estar conversando com o Sylvio e ouvindo-o refletir sobre sua visão bíblica e experiencial a respeito do cuidado de Deus. Esta experiência vem não somente do tempo do exercício da advocacia, como também, e principalmente, do seu serviço cristão na igreja e junto aos Gideões Internacionais. O Presbítero Sylvio é alguém que busca sempre ouvir a voz de Deus, antes de tomar qualquer decisão em sua vida.

Quando Tudo Parece Perdido ... Você ainda receberá um novo presente de Deus! Pode ter certeza de que esta obra é um destes novos presentes para a nossa vida.
 
Rev. Romer Cardoso dos Santos 
Pastor Titular da Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo, RJ